Jose Valdir Pereira
 
 
 
José Valdir Pereira
     Inicio   
   

14/03/2015 - DIA NACIONAL DA POESIA - 14 DE MARÇO

Dia 14 de março, hoje, é um dia para ser festejado com muito amor, muitas flores e muita emoção e alegria. É o dia nacional da poesia.

Criada para difundir a poesia e a linguagem literária, a data foi escolhida para homenagear um de nossos maiores poetas, Antônio Frederico de Castro Alves, nascido na cidade de Curralinho (hoje Castro Alves), em 14 de março de 1847.

Castro Alves foi considerado um dos mais brilhantes poetas românticos, responsável por uma nova concepção de amor na Literatura, além de um notável entusiasmo por grandes causas sociais, como a abolição da escravatura. 
Depois dele, muitos outros vieram, mas como grande poeta que foi, teve seu nome perpetuado em nossa história, sendo, então, digno de reverências e homenagens.

Nossa Literatura brasileira é profícua, sendo representada magistralmente por grandes poetas que fizeram do ofício da escrita sua profissão de fé. 
A poesia é uma das expressões artísticas mais populares e, permeada por seu lirismo característico, arrebata leitores e penetra em diferentes contextos, pois até mesmo diante da mais dura realidade pode nascer um poema.

É fácil apegar-se à leitura da poesia. É fácil suscitar esse estado de espírito...
Basta despertar na criança o gosto pela leitura. Dizer para ela que ler é prazeroso, gostoso... é o mesmo que fazer uma viagem, sem sair de casa. Mostre isso com atitudes concretas...Procure sempre levar pra sua casa uma revista, um livro, um encarte de jornal...reserve um tempinho para apreciar, mesmo que seja (só) uma breve leitura...uma pequena história...A cigarra e a formiga, os três porquinhos, João e Maria...Uma estrofe de um poema...Diga para sua (s) criança (s), que a leitura enriquece, dá nobreza e eleva sua cultura, seus conhecimentos...Que ela, a leitura, mostra-nos como se escreve as palavras, uma frase, um texto, e como se pode ser culto e se ter uma boa linguagem, uma boa escrita...Diga-lhe(s) que um bom profissional, um bom cidadão, uma boa pessoa, tem na fala e na escrita a prova da sua bagagem cultural, da sua educação e nobreza. Diga-lhe (s) que a leitura enriquece mais, muito mais, cada vez mais, a alma e o coração...Você já deve saber: a leitura, a boa leitura, é claro, torna, auxiliada pela educação que recebemos dos nossos pais, da escola e da nossa religião, o homem mais justo, equânime, amável, altruísta, solidário e compromissado com o bem comum e com o bem estar do próximo, da humanidade, enfim. E lembre-se: você pode ser analfabeto, não por não ter estudado, mas por não ter tido contato com o mundo, com a vida, com os ensinamentos que carregam os livros. Há muitos graduados e doutores que, aos pouco, tornaram-se analfabetos, porque não valorizaram e nem aprenderam a ter o gosto pela leitura...não se importaram em ampliar seus conhecimentos e sua vida literária e cultural pela leitura...E há muitos analfabetos que se tornaram doutores sem nunca terem frequentado uma escola, porque se dedicaram à leitura, quer seja pelo olhos que podiam ler, quer seja pelos ouvidos que podiam ouvir...

Viva, com muito amor e carinho o dia nacional da poesia. Converse com seus amigos, seus filhos, sobre o que é poesia, qual poesia você mais gosta...que poetas você já leu...Quando eu lecionava, dizia para meus alunos que eles deviam aprender, saber, 3 coisas: uma poesia, uma piada e a letra de uma canção. Que você acha da ideia?



 

Leia mais +

   

Este site é um projeto cultural sem fins lucrativos.
A veiculação de textos, voz e imagem não é remunerada.
As idéias e opiniões expostas por colaboradores e homenageados podem não ser necessariamente as mesmas do Editor.
O site respeita a liberdade de expressão e a pluralidade de comportamentos.


Copyright ©2004 - Todos os direitos reservados.